1- Antes de mais nada, é preciso definir qual será o perfil da festa: tradicional, temática, informal levando em consideração o horário (noturno ou diurno). Isso tudo já ajudará a filtrar naturalmente as milhões de combinações que uma decoração pode ter. Por exemplo, cores claras e suaves combinam muito bem com casamentos diurnos. Chácaras e sítios combinam com elementos rústicos (ráfia, kraft, madeira), casamentos noturnos pedem iluminação, velas, espelhos, assim como casamentos formais pedem brilho e flores nobres.
2- Antes de contratar a empresa que fará a sua decoração, peça alguns orçamentos, verifique o portfólio e principalmente, vá até o local de um evento decorado por eles. Analisar pessoalmente o que a empresa é capaz de fazer, é a melhor forma de saber se o serviço é realmente de qualidade.
3- Se você é uma noiva decidida, e sabe até qual será a flor da sua decoração, então preste atenção nesta dica: flores da época são sempre a melhor opção para o casamento. Verifique o seu mês de casamento e as flores da estação para não correr o risco de pagar caro por flores feias.